Já com os grupos definidos, começará a maior competição europeia em nível de clubes nesse mês de setembro.
Aqui faço, como de costume, uma análise dos grandes clubes europeus que estarão participando.
1-Inter Milan (Itália): o atual campeão perdeu o seu grande mentor, o português Mourinho e começou a temporada com alguns tropeços que podem ser considerados normais considerando um princípio de novo trabalho. Sem reforços de peso, o time que ganhou tudo na temporada passada segue sendo forte candidato a chegar à final.
2-Lyon (França): o time francês mais vencedor da última década mais uma vez não investiu em reforços. Não deve realizar uma campanha superior a passada quando eliminou ao esquizofrênico Real Madrid. No entanto estão em um grupo muito acessível que devem vencê-lo.
3-Benfica (Portugal): depois de muitos anos sem ganhar o campeonato local, o clube mais popular da terrinha levantou o caneco ajudado principalmente por seus jogadores sul-americanos Aimar, Saviola e Cardozo. Apostando mais uma vez em argentinos, seu principal reforço foi Gaitán, jovem revelação do Boca Juniors. Começaram a temporada com muitos tropeços e acredito que não passarão da primeira fase.
4-Manchester U (Inglaterra): seguindo a linha de retração no mercado, o time de Ferguson não abriu a carteira e apenas contratou o jovem atacante mexicano Hernandez. Scholes vem sendo o grande destaque do time e Rooney ainda não conseguiu superar seus dramas pessoais e não vem sendo nem sombra do monstro que foi na temporada passada até a fatídica participação na Copa do Mundo. No entanto, o tempo e a experiência de Sir Ferguson deverão ajustar o time e a cabeça de Rooney e serão, como sempre, fortes candidatos.
5-Barcelona (Espanha): neste que é um dos melhores times de futebol de todos os tempos, poucas peças serão mudadas. Saiu o mercenário Ibra que jamais esteve confortável no time catalão e chegou David Villa, um dos grandes nomes da Copa juntamente a Mascherano que substituirá a Yaya Touré. Faltou mais uma vez a concretização do sonho de trazer um de seus filhos prodígios de volta a casa, pois Fabregas, mais uma vez, postergou sua iminente ida ao time de seus amores que o viu nascer para o futebol. Com essas duas mudanças e confiando mais uma vez nas genialidades de Busquets, Xavi, Iniesta e Messi, o Barcelona é o meu grande favorito a ser campeão.
6-Bayern Münich (Alemanha): os bávaros mais uma vez chegam à maior competição do Velho Mundo como grandes forças do continente. O maior clube do mundo conta com grandes individualidades, muitas delas ainda mais confiantes e valorizadas depois de grandes performances na Copa e também com um técnico que tem experiência. É um dos times com mais craques no elenco se considerarmos nomes como Lahm, Schweinsteiger, Ribery, Robben e Müller. Forte candidato.
7-Marseille (França): depois de ter gastado o que tinha e o que não tinha em temporadas passadas, o maior clube francês conseguiu o objetivo de voltar a levantar a taça de campeão local. Não chegaram reforços, mas o grupo é forte e tem o respaldo da recente conquista. Além disso, caiu em um grupo acessível onde deverá terminar com a segunda vaga.
8-AC Milan (Itália): o clube de Berlusconi demorou para ganhar as notícias, mas, no último dia da janela de transferências anunciou a bombástica contratação de Ibrahimovic, ex-ídolo do maior rival milanista, a Inter Milan. O AC Milan começou bem no Calcio e aposta em um quarteto ofensivo com o sueco mais Pato, Robinho e Ronaldinho e também confia em um experiente colombiano que finalmente terá uma chance em um gigante europeu, Yepes. O ponto negativo para os rossoneri é o grupo complicadíssimo que conta com outras duas potências do futebol mundial, o Real Madrid e o Ajax. Mesmo assim, deve classificar.
9-Real Madrid (Espanha): a bonança financeira do time da capital espanhola sempre mexe com o mercado e torna o elenco merengue um dos mais visados em qualquer competição. Dessa vez chegaram Di Maria, Khedira, Ricardo Carvalho e Özil, nada se comparado às contratações da temporada passada. No entanto, o que gerou mais comoção no Santiago Bernabeu foi a chegada de Mourinho, o homem campeão de tudo e que promete colocar o maior clube do país de volta ao seu lugar. A Champions League é a competição mais importante, mas desbancar o grande rival Barcelona talvez seja um objetivo ainda maior ao time de Florentino Pérez.
10-Ajax (Holanda): o maior clube holandês volta, depois de cinco anos, à fase de grupos da maior competição europeia. No confronto eliminatório contra o Dinamo de Kiev mostrou ser um time apenas médio e que não deve ir muito longe na competição ainda mais que caiu em um grupo complicadíssimo. Sua grande arma é o atacante uruguaio Suárez que vive um momento espetacular e também tem a segurança de Stekelemberg, fundamental na conquista da vaga contra os ucranianos.
11-Arsenal (Inglaterra): o time de Arséne Wenger sempre gera grandes expectativas, pois é, depois do Barcelona, o time que melhor trata a bola no mundo. A filosofia do time londrino segue a mesma, apostando em jogadores jovens como Walcott que começou a temporada de maneira brilhante até lesionar-se mais uma vez. O novo atacante Chamack também vem dando boa resposta e o início de temporada faz com que seus torcedores se iludam como uma nova grande campanha europeia.
12-Partizan Belgrado (Sérvia): sei absolutamente nada sobre o atual time do Partizan.
Meus palpites quanto aos classificados da primeira fase em cada grupo:
Grupo A: Inter Milan e Tottenham;
Grupo B: Lyon e Schalke;
Grupo C: Manchester U e Valencia;
Grupo D: Barcelona e Rubin Kazan;
Grupo E: Bayern Münich e Roma;
Grupo F: Chelsea e Marseille;
Grupo G: AC Milan e Real Madrid;
Grupo H: Arsenal e Shakhtar Donetsk.
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário