Diferentemente de Roma, sua cidade ocidental histórica rival, em Atenas toda a sua parte histórica da Idade Antiga se concentra em uma localidade, a região da Acrópole. Aos pés da Acrópole, há uma grande aglomeração de comerciantes onde se pode encontrar de tudo em matéria de suvenires. Nessa mesma região, abaixo também da Acrópole, podemos ver o cemitério antigo com suas tumbas ao alcance da vista de todos e o grande e imponente teatro ateniense.
Falando em coisas antigas, algo interessante na capital grega são alguns buracos que aparecem no meio da cidade em plena calçada onde se olha para baixo e, atrás de um vidro grosso, vê-se uma pedra ou qualquer objeto antigo. Falando com um grego no meu hotel, ele me disse que muitas construtoras na Grécia são obrigadas a cancelar suas obras, pois, durante o princípio das escavações do solo, encontram-se relíquias antigas e, por lei, a obra deve ser repensada ou, em alguns casos, cancelada.
Além dos pontos óbvios que todos sabem de Atenas, essa é uma cidade extremamente agradável de morar. Apesar de ser uma cidade muito grande, conserva inúmeros bairros com aspecto de cidade antiga, calmos e silenciosos, cheios de pequenos e bem decorados restaurantes.
Vale a pena também subir nos morros atenienses e sentir as ruelas e as inúmeras casas, em sua maioria brancas, que povoam essas partes da cidade.
Quem tiver bastante tempo, vale à pena conferir in lócus a paixão do grego pelo futebol e a grande rivalidade entre os dois maiores clubes do país, o Olympiakos e o Panathinaikos que protagonizam um dos clássicos mais intensos do futebol europeu.
Também há de se notar a modernidade do sistema de transporte de Atenas, com destaque para o seu novo metrô, construído para as olimpíadas de 2000 e o aeroporto que também foi remodelado.
quarta-feira, 3 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário