quarta-feira, 7 de julho de 2010

Prognóstico Final

Espanha x Holanda: aposto em uma vitória espanhola sem titubear e não descarto a possibilidade de uma vitória construída com certa facilidade pelos ibéricos.

A Espanha demonstrou, após a derrota na estreia, ser um time extremamente paciente e que confia e acredita piamente em seu estilo superior de jogo. O gol não sai, mas não há desespero jamais. Claro, há de se considerar que jamais estiveram atrás no placar, o Brasil também demonstrou essa paciência até o momento em que se viu em uma adversidade e aí ruiu.

Mas não creio que isso acontecerá com a Espanha. Poucos destacam a atuação defensiva espanhola nessa Copa e muito isso devido ao poderio técnico ofensivo do time de Del Bosque. No entanto, quando analisamos as estatísticas, a Espanha sofreu apenas dois gols nessa Copa do Mundo e isso é algo que deveria também ser louvado.

Piqué é o melhor zagueiro da Copa enquanto que Ramos e Capdevilla são os melhores laterais direito e esquerdo respectivamente. Puyol está muito bem, fez o gol da classificação contra a Alemanha e seus volantes, Xavi e Xabi Alonso são os dois melhores em suas posições até o momento.

Do outro lado estará um time rápido e jovem que, segundo os próprios referentes do plantel, ainda não rendeu o que poderia e isso é fato. A Holanda tem potencial para jogar muito mais do que vem jogando e o mais importante: tem qualidade técnica de sobra para melhorar muito.

A defesa holandesa também é forte; Stekelenburg é o melhor goleiro da Copa e Mathijsen um dos melhores defensores. O meio de campo e o ataque contam com excelentes individualidades como Sneijder, o melhor jogador holandês da competição, Van Persie, que ainda está em dívida e Robben, o craque do time que demonstrou contra Brasil e Uruguai por que o técnico esperou tanto por sua recuperação.

Além desses jogadores, há opções no banco de reservas que podem mudar a cara de um jogo, algo que faltou para o Brasil e Alemanha, por exemplo. Há pelo menos quatro excelentes opções: Van der Vaart, Afellay, Elia e Huntelaar.

Lembro também, que, assim que foi feito o sorteio dos grupos, fiz minhas previsões e acertei em cheio sobre qual seria a final da Copa que terá um campeão inédito e que irá acabar com pelo menos um carma de dois possíveis: Espanha ou Holanda irão perder sua fama de sempre fracassar em copas do mundo.

Nenhum comentário: