sexta-feira, 18 de junho de 2010

Incrível

Sérvia 1x0 Alemanha: grande decepção a atuação alemã hoje e grata surpresa o time da ex-Iugoslávia. Nada do que havia funcionado na estreia alemã funcionou hoje, começando por Özil de apagada atuação. A Alemanha saiu perdendo e sentiu a falta de experiência considerando que é um time com idade média de 24 anos.

Klose, o mais experiente, conseguiu receber dois cartões amarelos no primeiro tempo e acabou expulso antes do relógio marcar 40 minutos de bola rolando. O técnico alemão não conseguiu corrigir a falta de um homem de área e a Alemanha seguiu dependendo dos chutes de fora da área de um impreciso Podolski que, para completar sua má jornada, errou ainda um pênalti. Aliás, incrível o que sucede na defesa sérvia. Em dois jogos, dois pênaltis cometidos de maneira idêntica e bizarra.

A atuação sérvia foi impecável. Em um time que não deve haver jogador com menos de 1,85m e com uma potência física impressionante, conseguiram montar um perfeito sistema defensivo que, quando atacado, mantinha duas linhas de quatro jogadores, uma na intermediária e outra na área, apertava a saída de bola germânica e sempre ameaçou nos contra-ataques, jamais desistindo de buscar o segundo gol.

Sempre ressalto a qualidade do futebol dos países que conformavam a ex-Iugoslávia. Se o país ainda existisse em sua integridade territorial, a seleção seria, para mim, sempre favorita em mundiais e Eurocopas. Seria uma seleção com Stankovic, Dzeko, Hleb, Vidic, Ivanovic, Markic, Vucinic, Jovetic, Krasic, enfim, uma baita seleção.

Na Alemanha faltou uma coisa que talvez somente a Argentina tenha: peças de reposição, alternativas de ataque que sejam tão boas ou melhores que os titulares. Cacau não existe, Mario Gomez jamais convenceu jogando pela seleção e não consigo entender por que Loew não dá chances à Kieβling ou Trochowski.

Enfim, agora, considerando que, à exceção da Austrália, todos integrantes do grupo têm três pontos, está tudo em aberto.

Melhor em campo: Kolarov (Sérvia).

Eslovênia 2x2 Estados Unidos: não foi transmitido.
Inglaterra 0x0 Argélia: a Inglaterra é a maior decepção da Copa do Mundo. Difícil explicar tamanha falta de futebol no time britânico. Busco explicações, talvez a extenuante temporada do futebol inglês que conta com duas copas, mas mesmo assim não dá para aceitar tamanha passividade, lentidão, meu Deus, é o time mais lento do mundo, parece futebol dos anos 70. Rooney é a maior decepção individual da Copa do Mundo. Aceitável o argumento de que não chega muito a bola, mas é incrível sua passividade, não domina bolas fáceis, não se encontra com os companheiros. A dupla dinâmica Gerrard – Lampard é outro fiasco. Ambos lentos, pouco participativos, apagados. Lennon é uma decepção pessoal, pois apostava no sucesso do rapidíssimo jogador do Tottenham. O único que se salva é Johnson.

Eu mudaria o time buscando maior agilidade. Colocaria Joe Cole e Wright-Phillips desde o começo no decisivo encontro com a Eslovênia e apostaria em Defoe no lugar do patético Heskey.

Caso não haja uma forte mudança de atitude no combinado inglês, vão cair fora na primeira fase.

Melhor em campo: Boudebouz (Argélia).

Nenhum comentário: