quarta-feira, 2 de junho de 2010

Mapa dos Jogadores da Copa 2010

Após a Austrália divulgar sua lista final de 23 jogadores, todas as seleções já estão definidas. Fiz uma pesquisa que é uma espécie de mapa para descobrir onde jogam todos os 736 jogadores convocados. Poucas surpresas.

53 países cederam jogadores ao mundial.

O levantamento mostra que 117 desses 736 jogadores atuam no futebol inglês. Isso significa o equivalente a mais de 15% um número realmente impressionante e que explica de certa maneira o sucesso da Premier League e seu alto nível técnico. Evidentemente que, entre esses 117 atletas, muitos deles não atuam na Premier League e sim em divisões inferiores, mas ainda assim fazem parte do futebol profissional inglês.

O segundo país com mais jogadores no Mundial é a Alemanha, bem atrás da Inglaterra, com 85 jogadores. Esse dado me ajuda a explicar minha preferência pela Bundesliga que, para mim, é a de melhor qualidade depois da Premier League.

O ranquim segue com Itália, Espanha, França, Holanda e Japão. Até a chegada do Japão podemos dizer que há certa coerência caso seja defendida a ideia que, em quanto mais jogadores internacionais há numa liga, melhor sua qualidade.

A lista dos primeiro é a seguinte:

1. Inglaterra - 117;
2. Alemanha - 85;
3. Itália - 80;
4. Espanha - 60;
5. França - 44;
6. Holanda - 33;
7. Japão - 25;
8. Grécia - 21;
9. Coreia do Norte, Portugal e México – 20.

Israel tem 6 jogadores na Copa com a curiosidade de que 3 deles sao os 3 goleiros nigerianos.

A distorção na lista é causada por características específicas de alguns países. O Japão é um país rico que não perde seus jogadores para outras ligas e ao mesmo tempo não tem talentos que se sobressaem muito em nível internacional, por isso quase todo seu plantel joga no país. A Coreia do Norte é o país mais fechado do mundo, deve ser difícil até de fazer turismo fora dele, ou seja, quase todos seus jogadores atuam lá mesmo.

Outros países representados além dos 32 participantes: Rússia, Turquia, Escócia, Bélgica, Israel, Romênia, Polônia, Noruega, Colômbia, China, Ucrânia, Emirados Árabes Unidos, Suécia, Egito, Qatar, Áustria, Equador, Arábia Saudita, Bulgária, República Checa e Chipre.

Todos os times da liga alemã de futebol possuem jogadores na Copa do Mundo. Na Premier League apenas Birmingham e Burnley não têm representantes.
Na Itália os não-representados são Parma e Livorno enquanto que na Espanha são 3 os clubes sem jogadores internacionais: Osasuna, Sporting Gijón e Tenerife.


Em relação aos continentes, o domínio é massivo da Europa. 553 jogadores atuam no Velho Continente espalhados por 27 países o que representa mais de 75%. Esses números sobre os continentes vale salientar que o que conta á a federação que fazem parte os países e não sua localização geográfica, ou seja, Austrália é Ásia e Israel é Europa.

O segundo continente com mais jogadores na Copa é a Ásia com 68 divididos em 8 países.

Completam a lista CONCACAF com 41 jogadores em 3 países, CONMEBOL com 36 jogadores em 7 países, CAF (África) com 26 jogadores em 6 países e OAF (Oceania) com 9 jogadores em um país apenas, a Nova Zelândia.

Os países de cada federação com mais jogadores são:

UEFA – Inglaterra (117);
AFC (Ásia) – Japão (25);
CONCACAF – México (20);
CONMEBOL – Argentina (11). O Brasil tem apenas 6 jogadores;
CAF – África do Sul (17);
OAF – Nova Zelândia (9).

Entre os 736 jogadores, 3 não têm clube nesse momento, dois neo-zelandeses e um australiano.

Outro dado interessante é que apenas Alemanha, Itália e Inglaterra possuem todos os seus jogadores atuando dentro dos seus respectivos países.

A Alemanha contava com Ballack do Chelsea da Inglaterra que acabou cortado por lesão e Lippi cortou Rossi que atua no Villarreal da Espanha.

Os países não-participantes da Copa com mais jogadores no Mundial são Rússia e Turquia com 14 cada um.

Entre os participantes, os que menos jogadores possuem na disputa são Costa do Marfim e Camarões com apenas um jogador cada.

Foram 299 os clubes do mundo que cederam jogadores. Segue lista dos clubes que mais jogadores cederam:

1. Barcelona, Espanha: 14;
2. Chelsea – Inglaterra: 13;
3. Bayern Münich – Alemanha e Liverpool – Inglaterra: 12;
5. Arsenal – Inglaterra: 11;
6. Panathinaikos – Grécia, Inter Milan – Itália e Real Madrid – Espanha: 10;
9. Ajax – Holanda, Juventus – Itália e Wolfsburg – Alemanha: 9.

Entre os grandes clubes do mundo segundo meu ranquim, os que não mandaram representantes foram: Independiente (Argentina), Nacional (Uruguai), River Plate (Argentina), São Paulo (Brasil), Estrela Vermelha (Sérvia), Palmeiras (Brasil), Dynamo Dresden (Alemanha), Grêmio (Rio Grande do Sul), Internacional (Brasil), Vasco (Brasil), Corinthians (Brasil), Rosario Central (Argentina) e Nottingham Forrest (Inglaterra).

É o primeiro Mundial da história em que o River Plate não tem jogadores.

A maioria dos clubes com mais jogadores participando do Mundial comparados aos seus rivais locais saíram campeões nas ligas domésticas mais importantes do mundo:
Chelsea (Inglaterra), Bayern Münich (Alemanha), Inter Milan (Itália), Barcelona (Espanha), Flamengo (Brasil), Peñarol (Uruguai), Partizan (Sérvia), AIK (Suécia) e Sparta Prague (República Checa).

Fugindo à maioria: Marseille (França), Toluca (México), Argentinos Juniors (Argentina), SC Anderlecht (Bélgica), FC Koper (Eslovênia), Shakhtar Donetsk (Ucrânia), MSK Zilina (Eslováquia).

Nesses países os que mais jogadores têm são respectivamente: Lyon, Chivas Guadalajara, Boca Juniors, Gent, Maribor, Dynamo Kiev e Slovan Bratislava junto com Spartak Trnava.

Nenhum comentário: