sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Graças a Deus

A talvez maior tragédia humanitária da história me fez, mais uma vez, pensar em religião. Não pensem que me tornei cristão depois da tragédia a passo horas rezando para Deus ajudar esse pobre país, não é isso.

Mantive uma rápida conversa com uma cristã moderada sobre a tragédia e o papel de Deus nisso tudo.

Comecei eu a conversa com a seguinte pergunta: se Deus de fato existe, por que ele fez isso com o Haiti? Porque escolher o país mais pobre de um continente pobre e destruí-lo, devastá-lo?

Qualquer adversidade, tanto na vida pessoal de cada cristão quanto na vida de um estranho ou de uma população, território, etc, é explicada como sendo algum castigo divino.

Bom, então digamos que eu cometa um pecado, digamos que eu cobicei a mulher do próximo. No dia seguinte, eu acordo, e, no momento de sair da cama, tropeço e torço o tornozelo. Válido. Pequei e fui castigado por Deus de forma moderada, até aí perfeito. Vou à igreja, me confesso, digo ao representante de Deus mais próximo a minha casa que pequei e deu, sou perdoado e não serei mais punido. Saio feliz e de muletas da casa de Deus.

Assim sendo, pergunto: o quê raios o povo haitiano fez para merecer isso? Essa já é a primeira pergunta que fica sem resposta.

Então consideremos que sim, todos os haitianos, nos últimos meses, todos, sem exceção, pecaram e merecem a punição divina. Assim sendo minha indagação é: será que Deus não exagerou na punição? Será que não foi cruel demais?

Evidente que, se seguimos minha linha de raciocínio, sim, Deus puniu e ninguém vai negar que não foi de forma exagerada.

Sendo assim, não é Deus um ser (?) mau? Mau fica barato, não é Deus a pior e mais vingativa coisa que existe (?)? Não é Deus pior que qualquer ser humano pecador?

Antes de responderem, não esqueçam de tsunamis, vulcões em erupção, outros terremotos, enfim, todas as tragédias naturais não causadas pela influência do homem na natureza.

Para aumentar ainda mais minha revolta contra o divino que existe na cabeça da maioria das pessoas (não na minha), vejo a última notícia do Haiti que foi a guria encontrada viva nos escombros depois de 15 dias agonizantes. O comentário geral? Deus, obra de Deus!

Ora, então criando uma situação semelhantes dentro do mundo humano, eu entro numa casa, mato toda uma família, mas deixo um bebê vivo, sou eu um homem bom por ter deixado de tirar uma vida de uma criança? Alguém vai me elogiar e destacar minha bondade?

Vão todos para o inferno, Deus não existe, nunca existiu, a religião é uma farsa e assistam ao documentário Zeitgeist que deixa claro que a humanidade, de forma estúpida, passou toda a sua história mantendo uma instituição que, baseada em um conto de fadas, vive vidas abastadas e são, em sua maioria, abusadores de menores.

Nenhum comentário: