A grande discussão no mundo do futebol atualmente no Rio Grande do Sul é sobre quem foi melhor em 2008, Grêmio ou Inter.
Os colorados se autodenominam os que ganharam "tudo", mesmo que esse tudo seja difícil de definir; do outro lado o Grêmio valoriza a conquista de uma vaga para a próxima Copa Libertadores, a verdadeira competição continental.
Os títulos conquistados pelo Inter são de segunda ou quinta categorias, como queiram. Segundo a nação vermelha, foram 3 os títulos conquistados pelo clube esse ano: Sul-Americana, que não passa de uma segunda divisão de torneio continental, Rural, algo que nem deveria existir, só existe no Brasil e já passou da hora de pelo menos Grêmio e Inter pararem de disputar e...Copa Dubai, sim, eles contam a Dubai Cup (em inglês fica mais importante) como um título conquistado no ano, ignorando o fato de essa Dubai Cup ser um torneio de dois jogos amistosos. Mas novo rico é assim, brega e falastrão.
O Inter teve sua "grandiosidade" congelada e colocada em dúvida nesses quase 30 anos sem conquistas. Assim sendo, gerações passaram em branco e virgens de títulos. Após o sucesso de 2006, ano que sim, sem dúvidas, o Inter foi espetacular, os colorados readquiriram o orgulho e a vontade de ganhar coisas além do tão amado e valorizado Rural que, nesses 30 anos, foi a válvula de escape para tanto sofrimento juntamente com vitórias em confrontos diretos com o Grêmio.
Agora paremos e analisemos com cuidado: desde a decisão vitoriosa do Mundial de 2006, uma série de fracassos assola o clube da beira do lago e esses desastres são maquiados e disfarçados através de competições diversionistas que, apesar de nitidamente vazias, conseguem engambelar metade do estado. Em 2007, eliminação na primeira fase da Libertadores. Em 2008, não disputaram a maior competição continental e em 2009 mais uma vez terão que se contentar em assistir pela televisão, como fizeram por 13 anos! Aliás, das últimas 3 participações coloradas em Libertadores, 1993, 2006 e 2007, duas eliminações na primeira fase...
Assim sendo, o Inter usa muletas para se manter arrogante e poder dizer, algo que sempre quiseram dizer, que "ganham títulos". O Inter é o cara que só come mulher feia, mas declara, de peito aberto que "come". Eu prefiro comer uma de vez em quando, mas que seja de alto nível e não qualquer biscate da esquina como a Sul-Amiranda, Ruralito e...Dubai Cup, sem contar a Recopa contra o Pachuca.
Esse é o Inter, alguém deslumbrado com um mundo novo que recém conheceu, o mundo de títulos e glórias e que nota (ou não?) que está passando, que estão ficando, mais uma vez, para trás. Já irão completar dois anos sem Libertadores, faltam apenas 11 para igualar a seca do passado.
Qual a receita para ganhar a Sul-Americana: duas temporadas de fracassos: uma para se classificar, há de ficar abaixo da quarta posição e outra para poder se dedicar a ela, ou seja, passar dois anos longe da disputa do torneio nacional, algo que ocorreu com o Inter esse ano, quando não chegou nem perto de disputar o título do Brasileiro, acabando a competição a 21 pontos do campeão São Paulo e a 11 da última vaga para a Libertadores,
Mas não adianta, eles estão classificados para a Sul-Americana de novo, torneio em que Vanderlei Luxembrugo disse ser um "fardo" para o Palmeiras, junto a potências como Goiás, Coritiba e Vitória pois conseguiram a façanha de ficar até a 12a posição do Brasileiro.
E o Grêmio? Depois de um Rural fracassado e uma eliminação da Copa do Brasil, competição essa que eu prefiro chamar de "Pré-Libertadores", conseguiu uma classificação para a verdadeira copa do ano que vem. Evidentemente que a nação gremista não deve comemorar um segundo lugar, pois segundo lugar vale nada, não é nem "título moral" como alguns torcedores de outros clubes gostam de dizer, mas devemos sim comemorar a vaga para a Libertadores.
Resumindo, reafirmo que a grandeza dos clubes só deve ser medida pelas conquistas conseguidas e, além de Campeonato Brasileiro, Libertadores e Mundial, o resto é caça-níquel que ilude clubes pequenos (bom, alguns clubes médios e pequenos priorizaram os torneios nacionais e jogaram com reservas a Sul-Americana também...) e torcedores idiotas que acreditam que ganharam alguma coisa.
Para completar, sugiro que se pergunte à direção ou torcedores dos maiores clubes europeus, Bayern Münich, Real Madrid, AC Milan, Juventus, Ajax, Liverpool, Porto, Manchester U, Inter Milan, Barcelona, PSV e etc, o que eles preferem: uma vaga na Champions League ou ganhar a Copa da UEFA. Colorados, não façam essa pergunta, não quero ver metade do estado com ilusões perdidas.
O Grêmio é Rock n´Blues; o Inter é pagode.
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
O colorado não ganhaou tudo, porque não ganhamou o titulo da Serie B, que alias rendeu um belo DVD que é certamente é o MAIOR orgulho do nosso tricolor gaúcho, que por sinal, a muitos anos não ganha um titulo internacional para poder fazer um DVD a altura do Gremio....
como diria aquele provéribio, o importante é competir...
Postar um comentário