sexta-feira, 3 de abril de 2009

Slumdog Millionaire

O pouco de respeito que eu ainda poderia ter para com o prêmio Oscar foi para o espaço desde a semana passada quando desperdicei quase duas horas de minha vida vendo Slumdog Millionaire, o filme indiano que ganhou o prêmio mais famoso do mundo de cinema como o melhor filme do ano passado.

Não sou um especialista dessas bobagens, mas minha primeira impressão foi que essa produção deveria concorrer como filme estrangeiro; sigo sem entender o motivo desse filme indiano não ter disputado como uma película estrangeira. Enfim, isso não vem ao caso.

Sempre tive a impressão de que a única coisa pior que Hollywood era Bollywood e Slumdog Millionaire comprovou minha ideia. É um filme que mais se parece uma novela idiota das 6, com uma trama simplória, previsível e recheada de clichês. Aliás, falando em clichês, o beijo no final pode ser considerado a cereja do doce, um gran finale à altura do que vimos ao longo do filme.

A patética e rasa história de amor entre a personagem principal e Latika se arrasta durante todo o tempo em uma seqüência de momentos melosos que levam qualquer espectador com um pouco de senso crítico à beira da loucura. Jamais vimos essa relação ser construída; apenas somos brindados com um amor imensurável que guia todas as ações da personagem principal.

A participação no programa é outra coisa sem pé nem cabeça; um apresentador ameaçador e corrupto que vai de encontro ao próprio sucesso do seu programa e joga contra o participante. A tortura sofrida que causou nenhuma seqüela para o desenrolar da trama é outro ponto que agride o bom senso do espectador.

Os caricatos vilões, a relação entre os irmãos, a exploração da miséria, todos esses fatores fazem com que essa produção seja a pior já galardoada com o prêmio máximo da tão badalada Academia.

Falando em piores, resolvi pesquisar sobre os filmes que já ganharam o Oscar de melhor filme e encontrei alguns adversários fortes de Slumdog Millionaire, mas que, mesmo com sua ruindade, não ameaçam o posto da produção indiana.

Mais recentemente tivemos Titanic e Gladiador como dois grandes expoentes de filmes ruins que foram escolhidos como os melhores. Shakespeare Apaixonado é outro filme com cara de novela que alcançou a glória máxima. Onde os fracos não têm vez é outro filme que jamais merecia ganhar prêmio algum bem como O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei ou Rocky. No entanto, após pesquisar, encontrei somente duas obras que são capazes de fazer frente à ruindade de Slumdog Millionaire, MAS ainda são melhores: Marty e No Calor da Noite, produções de 1956 e 1968 respectivamente.

Para finalizar, não satisfeitos com o patético beijo final de novela mexicana, alguém pode me explicar o que significa aquela performance de dança que acompanha os créditos? Meu Deus!

Nenhum comentário: