terça-feira, 18 de setembro de 2007

Esfarrapados

Só gaúcho mesmo. Muita gente não sabe, mas a Revolução Farroupilha, esse fato que gaúcho enche a boca para dizer, que fez de sua data um feriado estadual não passou de uma guerra que acabou em derrota e que os gaúchos dizem que foi empate, e os que não têm a mínima idéia do que foi, que pensam que foi uma guerra do Rio Grande do Sul contra o Estados Unidos, ou algum jogo de futebol entre a Seleção Gaúcha contra os Amigos do Pelé dizem que foi uma vitória.

A Revolução Farroupilha só me é útil, claro, sem contar que é feriado, em nível de comparação com a stiuação macroeconômica do Brasil atual, que não sabe se é liberal, social-democrata, homossexual ou promíscuo.

Empresários são os que menos pagam e os que mais choram por diminuições na carga tributária; ao mesmo tempo são os que mais cobram deste mesmo Estado investimentos massivos e primeiro-mundistas em infra-estrutura. Melhores portos e rodovias para escoar sua produção, melhores isso, melhores aquilo, só não querem é colaborar, isso quem deve fazer é a classe média, ou seja, a classe média banca investimentos para aumentar a lucratividade das classes empresariais dominantes e faceiras, sempre roxos de raiva quando se fala em impostos.

Bom, a revolução em questão foi mais ou menos isso. Os grandes reis do gado da época estavam sofrendo com a concorrência argentina e uruguaia que tinham charque de melhor qualidade e gozavam de vistas grossas por parte do governo brasileiro que não cobrava impostos de importação, no melhor estilo liberal.

Os reis do gado se afetaram e pegaram as armas e foram para a guerra! Tsc, tsc, tsc, jamais, eles não iriam fazer isso. O que fizeram? Invocaram o regionalismo gaudério e chamaram os homens de bombacha para lutar pelo Rio Grande! Tsc, tsc, os chamaram para lutar pelos seus interesses.
Um acordo foi feito, a "guerra" acabou, os reis do gado ficaram satisfeitos, os bombachudos comeram churrasco com chimarrão felizes da vida e deu, feriado.

Eu, que estou por aqui com Brasil, gaúchos e afins, trato de me enganar, criar a minha realidade. Convicto pelo ócio no dia dos farrapos, pesquisei sobre a data e inventei meu próprio feriado. Ao invés de comemorar esse 1 ponto em jogo dentro de casa, eu comemoro a libertação do Timor Leste e a declaração de guerra (essa sim de verdade) do Bush contra o terrorismo em 2001 e tudo isso ao som de Jimi, O Hendrix, morto em 18 de setembro de 1970.

No entanto, admito, com certo rubor em minha face, que não consigo deixar de me comover com as homenagens da gaúcha-ortodoxa-xiita RBS à cultura gaúcha, mas ao mesmo tempo não consigo calar o Jimi e escutar vanerão.

Sou emotivo e algumas vezes acho que sou um idiota, mas pelo menos não perco noites de sono para descobrir a dúvida que mais angustia a nação dos idiotas: quem matou Taís? O que tem isso a ver com a Revolução Farroupilha?

Nada.

Nenhum comentário: