sexta-feira, 4 de junho de 2010

Desfalques

A lesão de Drogba no amistoso de ontem contra o Japão serviu para corroborar minha ideia em relação à preparação das seleções que disputarão a Copa do Mundo. É melhor coletivo entre os jogadores do que arriscar em amistosos.

Muitos podem dizer que os coletivos não são testes válidos, mas e os amistosos são?

Quem está acompanhando os amistosos preparatórios de seleções importantes como Alemanha, Espanha, Holanda e Itália, por exemplo, nota claramente o ritmo extremamente cuidadoso em que os jogos são jogados. No entanto, do outro lado pode haver adversários que sim levam à sério esses enfrentamentos e, assim, passam a ser um risco à integridade física dos jogadores que irão ao Mundial.

Drogba ontem quase foi partido ao meio por um japonês camicase. Está praticamente descartado do mundial. No amistoso de ontem da Alemanha contra a Bósnia, houve um momento quente ao final do jogo em que os jogadores bósnios começaram a descer a lenha, principalmente para cima do abusado Marin.

É interessante analisar a relação de nomes importantes no cenário mundial que não estarão na Copa por diferentes fatores:

Adriano (Brasil), Riquelme (Argentina), Totti (Itália), Del Piero (Itália), Licha López (Argentina), Cambiasso (Argentina), Zanetti (Argentina), Ibrahimovic (Suécia), Ferdinand (Inglaterra), Beckham (Inglaterra), Ballack (Alemanha), Drogba (Costa do Marfim), Essien (Gana), Ronaldinho (Brasil) e Suazo (Chile).

Os motivos oscilam entre demência dos técnicos, lesões, não classificação de seleções e etc, mas o resumo da ópera é que o Mundial 2010 estará fortemente desfalcado. Ferdinand, por exemplo, é o defensor mais caro da história do futebol; Beckham é o jogador mais midiático da história; Licha López foi o melhor jogador da liga francesa; Ballack é o jogador alemão de maior projeção das últimas décadas; Drogba o melhor jogador africano da atualidade; Ronaldinho tem título de melhor do mundo, enfim, muitos desfalques e agora resta torcer para que ninguém mais se lesione.

Nenhum comentário: