sexta-feira, 25 de junho de 2010

Oitavas-de-final

Depois de uma primeira fase de baixo nível técnico e de poucos gols, todos esperamos que, a partir das oitavas, a coisa melhore.

Creio que a FIFA deveria considerar a hipótese de reduzir o número de participantes.

Um fato positivo da primeira fase foi o retorno para casa cedo dos times que praticam o anti-futebol. Grécia e Suíça, para o bem do futebol, retornam aos seus países.

Os fatos mais marcantes dessa primeira fase foram as eliminações do último campeão e do vice, Itália e França respectivamente.
O primeiro foi eliminado por uma questão de má escolha dos selecionados; já os franceses foram eliminados por uma série de fatores.

Confirmou-se o que eu predizia sobre os times africanos. Só passaria Gana.

Chamou a atenção o sucesso dos sul-americanos. Todos se classificaram.

Não há um grande destaque individual até o momento nem tampouco uma seleção que tenha jogado muito acima da média.

Esperava mais da Holanda, mas acredito que o futebol aparecerá a partir de agora em jogos decisivos.

Grande atuação do Uruguai, um ex-gigante que fazia falta aos mundiais.

Os orientais surpreenderam. Japão e Coreia do Sul, mesmo estando fora do seu continente e sem ajudas da arbitragem, classificaram.

Inglaterra foi a maior decepção da primeira fase considerando a expectativa que criou.

Apesar de terem classificado, confesso que esperava mais do Paraguai.

Seguem os meus prognósticos, lembrando que acertei 14 dos 16 classificados. Fui traído pelos papelões de França e Itália.

Uruguai x Coreia do Sul: aposto na força do futebol charrua e nas boas apresentações que tiveram na primeira fase. Forlán foi o maior destaque, mas há outras boas individualidades como Suarez. A defesa também está forte. Os coreanos pecam ainda muito na parte técnica e são de baixa estatura.

Estados Unidos x Gana: agora é o momento de ir embora o único africano classificado. Os Estados Unidos foram um dos times mais ofensivos em uma copa sem gols. Sempre buscaram a vitória. Tem em Donovan sua principal figura. Gana é taticamente um bom time, mas falta a qualidade técnica para definir um jogo.

Alemanha x Inglaterra: pelo que mostraram na primeira fase, a Alemanha é favorita. No entanto, a Inglaterra é uma seleção com mais rodagem e que melhorou muito em seu último jogo. Falta apenas uma maior rapidez no meio de campo. Do lado alemão, é importantíssimo o nível de Özil para as pretensões germânicas. Será duro, mas vou de Alemanha pela camiseta.

Argentina x México: não vejo muitas chances para os mexicanos. O ataque da Argentina vem em excelente momento e o México é uma seleção que historicamente cede espaços aos adversários. Além disso, os jogadores não demonstram muita confiança no decisivo confronto. A velocidade de jovens atacantes como Hernandez e Dos Santos pode levar perigo à defesa argenta que virá reforçada por Otamendi no lugar de Gutiérrez. Dá Argentina.

Holanda x Eslováquia: os holandeses encararam a primeira fase como algo amistoso para acertar o time para a verdadeira Copa do Mundo. Acredito que o funcionamento ideal do time irá aparecer. A volta de Robben também é decisiva. Do outro lado, uma seleção que deixou uma bela impressão depois do jogo contra a Itália, mas também demonstrou no mesmo enfrentamento ser vulnerável e inexperiente. Vou de Holanda.

Brasil x Chile: devido à tradicional covardia chilena, aposto na camisa do Brasil para passar de fase. Pelo lado do futebol, o Chile, apesar de não ter jogadores brilhantes, tem mais variações e opções ofensivas como Suazo (caso se recupere de lesão a tempo) e Sánchez. Terão problemas também devido às suspensões de alguns jogadores importantes. Espero que Bielsa consiga reverter as dificuldades e ganhar o jogo, mas apostaria no Brasil.

Paraguai x Japão: jogo extremamente complicado. Os japoneses jogaram muito bem na primeira fase, especialmente contra a Dinamarca. Têm em Honda seu principal jogador. São rápidos e bons nos arremates de fora da área. Do outro lado, por mais que seja o Paraguai mais ofensivo das últimas décadas, faltou poder de ataque, tanto que não marcaram sequer um gol na Nova Zelândia. Vou de Paraguai pela maior experiência.

Espanha x Portugal: já sem a pressão de cair fora e decepcionar, acredito que os espanhóis irão passar com certa facilidade por Portugal que não está conseguindo aproveitar seu principal valor, Ronaldo.

Nenhum comentário: